quarta-feira, 11 de abril de 2012

Manual de atenção à pessoa com Sindrome de Down



FONTE: Movimento Down
11/04/2012

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre Manual.

O Ministério da Saúde lançou no último dia 21 de março, quando foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome Down, uma consulta pública para definição do Manual de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, que irá orientar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e prestar esclarecimentos sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com a deficiência.
O protocolo é uma demanda de familiares de pessoas com síndrome de Down há 20 anos e a expectativa é de que tenha impacto direto sobre a saúde dos recém nascidos, com a triagem de cardiopatias congênitas, entre outras recomendações.
O texto, assinado pelo ministro Alexandre Padilha, foi publicado no Diário Oficial da União. As sugestões podem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde até 20 de abril para o endereço eletrônico manualsindromededown@saude.gov.br.

A versão preliminar do Manual pode ser consultada através do link: http://200.214.130.94/CONSULTAPUBLICA/index.php?modulo=display&sub=dsp_consulta 
até o dia 23 de abril. Lá também é possível enviar sugestões.


Embora não existam estatísticas específicas, estima-se que no Brasil vivam 270 mil pessoas com síndrome de Down.Estes números são semelhantes às estatísticas mundiais.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, explica que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição humana geneticamente determinada. “Com base neste enfoque e depois de um amplo estudo, lançamos este manual. O objetivo é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede do SUS”, afirma.
Helvécio Magalhães informa que o Ministério da Saúde mantêm ações de cuidados com pessoas com síndrome de Down. “Atualmente, contamos no país com 1.004 Unidades de Saúde com Serviço de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo. Por ano, são investidos R$ 170 milhões para o custeio destas unidades, administradas pelas secretarias estaduais e municipais de saúde", afirma o secretário. “Com este manual, vamos ampliar a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a rede de atenção básica e com a especializada.”
A publicação seguida de consulta pública do Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down é uma das estratégias do Plano Viver Sem Limites, de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, lançado em novembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff.

(Fonte: Maria Vitória, da Agência Saúde - ASCOM-Ministério da Saúde)

Nenhum comentário: