terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Deficientes auditivos recebem Papai Noel nesta quarta, 14, em Bauru



Nesta quarta-feira, 14, a partir das 19h, o Papai Noel visitará as 41 crianças deficientes auditivas atendidas pelo Cedau (Centro Educacional do Deficiente Auditivo), unidade que reabilita pacientes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), conhecido por Centrinho-USP.

Neste ano, o “bom velhinho” será o funcionário voluntário do Centrinho-USP, Cleiton de Farias, 31. E não será o primeiro trabalho do ano não. Para esse Papai Noel o Natal começou em 04/12, quando animou a festa dos velhinhos da Associação Beneficente Cristã (Paiva). “Foi uma experiência incrível, eles olharam pra mim e pareciam acreditar mais no Papai Noel do que próprias crianças. É como se eu levasse de volta a esperança para eles”, relata Cleiton. “Eu ganho o ano com essas ações. Este é o segundo ano que me visto de Papai Noel e não pretendo parar. É muito bom”, finaliza.
Esta é a 15a. edição da festa chamada Noite do Pijama, evento que marca a comemoração do Natal entre a equipe do Cedau, os pacientes e seus familiares. “É um momento de integração importante para o trabalho de reabilitação que realizamos o ano todo”, afirma a coordenadora do Cedau, Maria José Monteiro Benjamin Buffa.
A programação nesta quarta-feira começa às 19h, com a chegada das crianças. Entre 19h e 22h, haverá apresentação de Coral, entrega de presentes e brincadeiras no Buffet Biscoito ((Rua Ignácio Alexandre Nasralla, 4-40 Jd. Aeroporto, Bauru-SP). A chegada do bom velhinho está marcada para 21h30. Estão previstos também desfile de pijama e guerra de travesseiro a partir das 22h30, quando as crianças retornarem ao Cedau para dormir na unidade. Na manhã do dia 15 elas tomam café da manhã e iniciam o período de férias.

O Cedau
Além de aparelhos de amplificação sonora individual (aparelhos auditivos), algumas crianças com deficiência mais profunda conseguem ouvir com a ajuda do implante coclear (“ouvido biônico”). Os dois procedimentos são feitos pelo Centrinho via SUS (Sistema Único de Saúde).
Criado em 1990, o Cedau atende meninos e meninas com deficiências auditivas de Bauru e região de até 12 anos e é mantido por intermédio da Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais) - principal parceira do Centrinho-USP desde 1985. O Cedau funciona de segunda a sexta-feira, na rua Capitão Gomes Duarte, 23-60, Vila Universitária.
Contato do Papai Noel voluntário Cleiton de Farias – telefone 14 8801-0565.

Serviço:
Noite do Pijama do Cedau
Local:
 Buffet Biscoito (Rua Ignácio Alexandre Nasralla, 4-40 Jd. Aeroporto, Bauru-SP)
Programação - 14/12:
19h - Apresentação do Coral do Cedau para profissionais e pais e apresentação de vídeo
19h30 Brincadeiras
21h30 chegada do papai Noel e distribuição de presentes

Local: Cedau (na rua Capitão Gomes Duarte, 23-60, Vila Universitária)
Programação:
14/12/11 - a partir das 22h30 – Desfile de pijamas, guerra de travesseiros
15/12/11 – Café da manhã e saída para férias.

Nenhum comentário: