sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Esportes: Eu posso!

Na luta pela inclusão e o aperfeiçoamento dos portares de deficiência mental nas atividades esportivas a ABDEM - Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais - realiza seu trabalho, e convida você para fazer parte dela!

ABDEM - História

No final dos anos 80, surgiu a necessidade da existência de uma entidade nacional que representasse o desporto para pessoas portadoras de deficiência
mental em todos os níveis, tanto nacionais como internacionais.

Atendendo aos modelos internacionais de organização do desporto para portadores de deficiência, foi criada em 1989 a ABDEM – Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais, presidida até 2004 pelo Senador Flávio Arns e a partir de 2005 pelo Professor Adilson P. Ramos. Sendo membro da INAS/FID – Federação Internacional de Desportos para Pessoas Portadoras de Deficiência Mental e do CPB – Comitê ParaolímpicoBrasileiro, a ABDEM é a entidade sem fins lucrativos de nível superior na hierarquia dos desportos paraolímpicos nacionais, representando o atleta portador de deficiência mental.
Organização:
Os atletas participam das competições da ABDEM através das ARDEMs, Associações Regionais atualmente presentes em 12 Estados Brasileiros. Os atletas das ARDEMs são oriundos de entidades como as APAEs – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Sociedades Pestalozzi, Associações Paradesportivas, entidades co-irmãs, classes especiais em escolas comuns, públicas e privadas, e inúmeras outras iniciativas existentes em nossa sociedade. Pode-se afirmar, desta forma, que a abrangência da ABDEM estende-se por milhares de municípios brasileiros.
Competições:
A ABDEM organiza anualmente competições nacionais de diversas modalidades, de acordo com os recursos financeiros disponíveis, com o objetivo de selecionar os atletas para representar o Brasil nas competições internacionais, bem como promover a prática esportiva, a integração, troca de experiências entre atletas e técnicos, etc.

As ARDEMs, por sua vez, realizam sob supervisão e apoio técnico da ABDEM, competições regionais tais como: os Estaduais, eventos de alto nível visando o desenvolvimento técnico das modalidades e classificação para os campeonatos nacionais; Festivais, campeonatos abertos, visando a participação em vez da competição, disseminando o gosto pela prática esportiva; Olimpíadas, eventos abrangendo diversas modalidades e um grande número de atletas.

Através deste modelo, a ABDEM desenvolve e qualifica suas equipes e atletas que, apesar de geralmente competirem em situação de desigualdade financeira e estrutural com equipes de países desenvolvidos, conseguem obter resultados expressivos nas competições internacionais das quais participam.

Confira os resultados e oportunidades da ABDEM no site:
http://abdem.com.br

Nenhum comentário: