terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pessoas com deficiência podem trabalhar e não perderão o BCP

Pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) poderão trabalhar formalmente sem perder o benefício. A presidenta Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei que altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), que impedia a pessoa com deficiência trabalhar e receber o Benefício simultaneamente.
O projeto agora prevê que a pessoa empregada tenha o BCP suspenso temporariamente. Se nesse período o beneficiário não conseguir se manter no trabalho ou não adquirir o direito a outro benefício previdenciário, ele retorna ao BPC sem precisar passar pelo processo de requerimento ou de avaliação da deficiência e do grau de impedimento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O período de suspensão não é determinado pela lei, mas o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do BPC, proporá ao Legislativo que seja de dois anos. Embora operacionalizado pelo INSS, o BPC não é pensão vitalícia nem aposentadoria. Os beneficiários passam por revisão do INSS a cada dois anos.
Outra alteração na lei permite que pessoas com deficiência contratadas na condição de aprendizes continuem recebendo o BPC junto com a remuneração salarial durante o período do contrato.
O BPC é um benefício mensal no valor de um salário mínimo concedido ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios para se manter ou cuja família não tenha recursos para mantê-los. Em ambos os casos, é necessário que a renda bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo por mês.

Fonte: Cristiane Hidaka, Ascom/MDS

Nenhum comentário: