segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vitamina A evita cegueira

Você já reparou que seu filho aparentemente enxerga mal a noite? Pode ser cegueira noturna (Nictalopatia). Essa doença é causada pela deficiência no retineno, uma falha na retina. É caracterizada pela dificuldade de enxergar em locais de pouca luminosidade ou excessiva, e na maioria das vezes, é causada por falta de vitamina A no organismo.
A alimentação pobre em nutrientes pode levar a series de problemas de saúde e uma delas seria a nictalopatia, podendo causar a perda total da visão. De acordo com o Mick Lennon, presidente da Associação Catarinense de Nutrição, o possível aumento de crianças com falta da vitamina A, é em razão da retirada precoce do leite materno. O mínimo recomendado é que o bebê se alimente pelo menos de seis a um ano com o leite da mãe.
Por isso o nutricionista alerta que os pais devem estar atentos a alimentação das crianças, que deve ser baseada em alimentos de origem animal, como fígado (riquíssimo em vitamina A), gema de ovo, sardinha, leite integral, queijos. As refeições precisam ter também vegetais como brócolis, couve, que quando cozinhados facilitam o organismo a absorver o nutriente, além das frutas que podem ser servidas como sobremesa, tais como manga, pêssego e mamão.
“Vivemos uma cultura contra a gordura, evitando até as que são benéficas. O organismo precisa dela para digerir a vitamina A, então precisa ser feito uma alimentação equilibrada com o consumo mínimo de gorduras, mas adequadamente.”, afirma Lennon.
Os sintomas da falta dessa vitamina, podem ser observados como o olho ficar amarelado, fadiga e pele seca.
Bons hábitos alimentares são determinantes para a saúde do corpo e prevenção de doenças que podem se tornar uma deficiência.

Nenhum comentário: