terça-feira, 7 de julho de 2009

Cresce o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


No primeiro semestre, o número de pessoas com deficiência que conseguiram emprego em São Paulo cresceu quase 320%! Comparado ao início do ano de 2008. Esse é o resultado do programa “Inclusão Eficiente”, da Secretaria Municipal do Trabalho. De acordo com a supervisora do programa Daiane Oliveira, esse índice foi alcançado após investimentos em qualificações dos funcionários do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), os quais encaminham as pessoas em busca de emprego para as empresas.
“Uma das dificuldades que encontrávamos na hora de encaminhar uma pessoa com deficiência era o fato do atendente não saber analisar o perfil da vaga e verificar se o candidato estava apto para participar do processo seletivo. Muitas vezes ele ficava preso ao tipo de deficiência, quando na realidade o que interessa é o perfil do trabalhador, suas habilidades e conhecimentos técnicos”, diz Daiane.
Uma das etapas da capacitação dos atendentes foi o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e parcerias com a iniciativa privada.
Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, abrem diariamente 700 vagas para pessoas com deficiência. As oportunidades são de operador de telemarketing, auxiliar administrativo, linha de produção, entre outros.
As cinco regiões da capital possuem um posto do CAT. Para participar do processo seletivo, a pessoa com deficiência deve procurar as unidades mais próximas de sua residência, das 7h às 18h, e apresentar os documentos originais RG, CPF, Carteira Profissional e laudo médico de audiometria. O cadastro pode ser feito também pelo portal www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/trabalho/eficiente.

Nenhum comentário: