quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Táxis


Na terça-feira, 17 de fevereiro, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, acompanhado do secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, e do secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, colocou em operação os 20 primeiros táxis acessíveis da cidade.

A iniciativa levará às ruas veículos adaptados com capacidade para transportar um cadeirante, dois acompanhantes e o motorista. O objetivo é oferecer uma opção de transporte para as pessoas com mobilidade reduzida.

A tarifa cobrada pelo táxi acessível será idêntica à dos táxis convencionais da cidade. Os veículos poderão ser acionados a partir de uma central. Os interessados podem acessar o link http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/deficiencia_mobilidade_reduzida/2009/02/0005. Lá estão todos os contatos.

O serviço é de suma importância e merece um pequeno comentário. São Paulo é uma cidade de transporte acessível, se comparada com outras capitais brasileiras. Apenas Curitiba e Porto Alegre possuem serviços compatíveis. Os ônibus e o metrô da capital paulista vêm atendendo de maneira razoável a população com deficiência.

Porém, no quesito táxi, estavamos praticamente zerados. A nova frota vem preencher a lacuna. Esperamos que o número de veículos adaptados aumente progressivamente. Outras cidades, poucas, já tinham táxis adaptados há algum tempo. O jornalista Eduardo Camara, em seu blog "Mão na Roda", presta um serviço a população e disponibiliza a relação de frotas adaptadas pelo Brasil.

É só acessar o link http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/post.asp?t=lista-de-taxis-acessiveis-brasil-afora&cod_Post=162595.

Nenhum comentário: