segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Niterói


Numa ação conjunta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Niterói (COMPEDE) e do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro (CEPDE), foram apresentados sexta-feira os ônibus acessíveis que serão utilizados no Município de Niterói.

Serão, a princípio, 12 veículos que circularão em 4 linhas da cidade: 4 na linha 47, 4 na linha 30, 2 na 47A e 2 na 47B. Todas servindo o Centro e a Zona Sul de Niterói. Os veículos contam com ar condicionado e um elevador na porta central. Os ônibus, da empresa Araçatuba, circularão de 6 em 6 minutos.

O tempo estimado para embarque e desembarque é de 3 minutos (1 minuto e meio para o embarque, 1 minuto e meio para o desembarque). Os motoristas foram treinados pela Ortobrás para operarem o equipamento e serão obrigados a descerem do ônibus para isso.

A empresa conta com 78 ônibus na sua frota e o objetivo é a substituição progressiva até atingirem os 100 por cento em 2014. A empresa está à disposição das Pessoas com Deficiências para receberem sugestões para o aprimoramento do sistema.

Segundo informações complementares, a empresa Ingá, que opera a linha 49, adquiriu 3 veículos que começaram a operar, mas foram retirados por falta de treinamento para a operação dos elevadores.

Tive a oportunidade de fazer matérias sobre transporte público acessível e o estado do Rio de Janeiro ainda engatinha nesse quesito. O que está sendo feito em Niterói nada mais é do que o cumprimento da lei. Esperamos que todas as empresas que operam no município, e não apenas a Araçatuba, façam o mesmo.

Fonte: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Niterói

Um comentário:

Maria lucia Rodrigues disse...

Mim,chamo maria lucia.sou cadeirante.adorei o trabalho vocês
estão fazando no transpote em
niterói.que vai beneficar muitos
cadeirante.para sua vida social.
espero.que essa boa noticia chege-a
Rio de janeiro em breve.conte comigo para o que for precisso.
um grande abraço