sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Piauí


Com o objetivo de garantir o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular da rede pública, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação, adquiriu equipamentos para adequação das Salas de Recursos em 116 municípios do Piauí.

De acordo com a gerente da Educação Especial da Seduc, Viviane Fernandes, a adequação das Salas de Recursos obedece à nova política de educação inclusiva do Ministério da Educação. “O MEC estabelece que os alunos com necessidades educacionais especiais frequentem o ensino regular e no contra-turno recebam atendimento diferenciado”, informa.

Para que as escolas beneficiadas possam promover a acessibilidade no ensino regular, a Seduc fez o repasse que variam de R$ 18.000,00 a R$ 14.500,00 para cada unidade escolar. “Estamos tendo a oportunidade de atender e incluir os estudantes com deficiência destes municípios dando oportunidade para que eles voltem à escola, ou mesmo para que eles continuem seus estudos”, declara Viviane.

Segundo a gerente, a meta é que no início de 2010 todos os 224 municípios do Estado ofereçam Educação Especial, por isso, a Secretaria da Educação investe nas salas de recursos. “As Salas de Recursos são espaços preparados para garantir a inclusão desses alunos, dotadas de computadores com programas de leitura para deficientes visuais, impressoras em braille, livros com fontes maiores e outros equipamentos”, explica.

Excelente iniciativa, que merece destaque. Infelizmente a matéria não aborda a questão da deficiência auditiva. Alunos que têm familiaridade com a Libras precisam do acompanhamento do intérprete de Libras, imprescindível para que possam compreender o conteúdo exposto em sala de aula. Investir na formação desse profissional é um desafio. Mais do que isso, uma necessidade.

Fonte: 45graus

Nenhum comentário: