terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Para Crianças


Estas férias apresentam uma novidade para as crianças com deficiências auditiva e/ou visual. Pela primeira vez no Brasil, um filme recebe legenda closed caption e audiodescrição especialmente elaboradas para o público infantil. "O guerreiro Didi e a ninja Lili" foi exibido no CCBB Rio de Janeiro no último sábado, dia 10, e terá nova apresentação em 24 de janeiro, no mesmo local, às 17h, de graça.

As legendas do filme de Didi tiveram seu tempo de exposição dobrado e utilização preferencial de apenas uma linha e de onomatopéias - vocábulos usados para que a pronúncia lembre o som da coisa ou do animal, causando um efeito imitativo - para facilitar a leitura das crianças. Já a audiodescrição para a turma miúda não exige grandes adaptações técnicas, apenas de linguagem.

A Mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito acontece pelo sexto ano consecutivo no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Em janeiro, além de "O guerreiro Didi e a ninja Lili", serão exibidos "Dom", no dia 17 e "Bossa Nova", no sábado, dia 31, sempre às 17h, com entrada franca.

O evento é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF (Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL), além do apoio do CCBB Rio.

Nenhum comentário: