quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Instituto Gabi


Há sete anos, o jornalista Francisco Sogari perdeu sua filha Gabi em um acidente de trânsito. Meses depois, a dor se transformou num gesto de amor ao próximo. Para manter viva sua memória, Francisco e a esposa, a pedagoga Iracema Barreto Sogari, fundaram a ONG Instituto Gabi. Trata-se de um Centro de Referência, Orientação e Atendimento da Pessoa com deficiência que tem como missão habilitá-las para que possam ser re-inseridas ao convívio familiar, social e profissional.

Durante quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, os atendidos participam, gratuitamente, de sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade e de oficinas sócio-educativas (artes, atividades de vida diária, artesanato, informática, alfabetização, educação física, arte-terapia). Os familiares participam de um grupo de terapia e de projetos de geração de renda.

O Instituto mantém uma equipe de profissionais qualificados e dezenas de voluntários que dedicam carinho e atenção aos atendidos.

Atualmente, a ONG atende 60 pessoas com deficiência num prédio de três andares alugado pela Prefeitura de São Paulo. O espaço recebeu uma adaptação, de acordo com as normas da Comissão Permanente de Acessibilidade. Recentemente, passou por mais reformas e adequações. “A grande necessidade é um espaço maior, projetado para esta finalidade”, destaca Sogari. “ Criamos a Campanha da Sede Própria para buscar recursos que nos permitam alcançar este objetivo. Temos mais de 200 famílias em lista de espera, mas só poderemos atendê-las quando tivermos uma nova casa”.

Para quem tiver interesse em conhecer o trabalho do Instituto, ele fica na rua Gustavo da Silveira, 128, bairro Vila Santa Catarina, São Paulo. Os telefones são(11) 5564-7709 e (11) 5563-1566. O site é www.institutogabi.org.br.

Foto: Instituto recebe prêmio ano passado em cerimônia na Assembléia Legislativa

Nenhum comentário: