segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cascading


A atividade de Cascading é a descida de Rapel em uma cachoeira, modalidade mais que conhecida nos chamados esportes de aventura. E ela vem sendo adaptada e difundida para ser praticada também por pessoas com deficiência já há algum tempo.

Quem desenvolve a atividade com competência é a equipe Toda Terra Natureza Aventura, coordenada pelo Professor de Educação Física Arthur José Squarisi de Carvalho, mestre em Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP, que realiza o Cascading Adaptado desde 1999, quando apresentou sua prática por Deficientes Visuais em sua monografia de conclusão da graduação em Educação Física.

Agora em novembro foi realizada mais uma excursão, na Cachoeira do Astor, localizada na divisa dos municípios de São Pedro/SP e de Brotas/SP, que possui aproximadamente 30 metros de altura e é localizada em um local paradisíaco.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Motora Adaptada – GEPEAMA, da FEF/UNICAMP, que é comandado pelo Professor Doutor José Júlio Gavião de Almeida, é, por sua vez, um dos grandes responsáveis por criar condições favoráveis para que esses projetos aconteçam.

O Prof. Gavião acompanha a atividade coordenada pelo professor Arthur, conduzindo anualmente os alunos da graduação em Educação Física e da pós-graduação em Atividade Motora Adaptada como uma forma de atividade prática vivenciada e desenvolvida pelos alunos.

Sem dúvida, mais uma possibilidade de lazer ao deficiente. Para saber mais,mande um e-mail para todaterra@terra.com.br – tratar com o Professor Arthur.

Foto: Luis Fernando Cavalli, tetraplégico, inicia a descida da cachoeira

Crédito: Anthoni Wilian de Castro

Nenhum comentário: